quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ansiedade Coletiva

Ninguém agüenta mais essa Copa que não começa. O desespero e a secura por futebol são tão grandes que se inventa assunto pra todo lado. A bola patricinha sobrenatural que muda de direção. Toda Copa do Mundo tem bola nova. De 2002 pra cá a moda é dificultar a vida dos goleiros com uma bola chegada aos efeitos. Ainda assim os comentários e as reclamações sobre a bola viram longas conversas a serem repetidas nas mesas de bar, sofás de centros acadêmicos e programas de televisão. Tudo isso por quê? Porque a maldita da Copa não começa logo pra dar assunto de verdade aos amantes do futebol.

Respira-se o Mundial desde o 1º de janeiro de ano de Copa. Mas a temporada brasileira está no início, tem muito time refazendo elenco, apresentando contratações. Tem os Estaduais, Copa do Brasil, Libertadores. A temporada européia está em reta final. Champions League e os nacionais sendo decididos. Essas coisas nos distraem, nos alimentam enquanto o momento máximo do esporte não chega. Mas essa distração não dura pra sempre. A um mês do início da competição já não há o que desvie a atenção dos fãs. É Copa, Copa, Copa pelo amor de Deus. Mas ela não vem! Nessa brincadeira de conquistar quem já foi fisgado, ela se insinua, pisca o olho, mas não chega! É noticiário esportivo todo dia e a grande diversão é comentar as entrevistas coletivas dos técnicos e jogadores, comentar as copas passadas, comentar os treinos, assistir aos jogadores fazerem polichinelos. E se contentar com os murchos amistosos pré-copa, na torcida angustiante para que os grandes nomes não saiam de campo lesionados. Torcida que freqüentemente é frustrada por um Essien, um Nani, ou um Rio Ferdinand que nunca escapam à maldade de se jogar uma Copa do Mundo em fim de temporada. Tudo isso por quê? Porque a maldita da Copa não começa logo pra dar assunto de verdade aos amantes do futebol.

Quinta-feira, véspera do jogo de abertura. As mãos se esfregam frenéticas. O grande assunto do dia é o show de abertura. É o rebolado da Shakira e seu Waka Waka. Na verdade os homens não querem admitir, mas a grande expectativa é para que o rebolado da loira colombiana acabe, porque isso é sinal de que faltam menos de vinte e quatro horas para começar o show de verdade. Ninguém presta muita atenção às músicas ou aos comentários que se intercalam. Todo mundo só pensa que amanhã tem África do Sul e México. Tem França e Uruguai! E a Shakira, o rebolado, “Ih, é mesmo era hoje! Perdi... Depois eu procuro no Youtube.” Tudo isso por quê? Porque a maldita da Copa não começa logo pra dar assunto de verdade aos amantes do futebol.

Enfim, já somos verdadeiros especialistas em África do Sul. Sabemos os nomes dos dez estádios que abrigarão os jogos. Sabemos a localização, a altitude e a densidade demográfica das nove cidades onde os estádios se encontram. Alguns mais politizados sabem quanto custou cada um deles. Sabemos os nomes dos principais expoentes anti-apartheid. Sabemos que diabos foi o apartheid e sorrimos ao ver brancos e negros juntos nas imagens da tevê, como se eles nunca tivessem se tocado antes. Já cantarolamos de cabeça a música tema da “Copa da África”. Já sabemos os nomes e os países de onde vêm os trinta árbitros que vão apitar o mundial. E tudo isso por quê? Porque a maldita da Copa não começa logo pra dar assunto de verdade aos amantes do futebol.

Por fim, vamos ao assunto que interessa. A primeira rodada promete ser das melhores em muito tempo. Confrontos de seleções com mais peso e prestígio estão espalhados por praticamente todos os dias de primeira rodada. Sexta-feira tem África do Sul X México e França X Uruguai, como já comentei. Sábado tem Argentina X Nigéria e Inglaterra X EUA. Segunda-feira tem Holanda X Dinamarca e Itália X Paraguai. Terça tem Costa do Marfim X Potugal! Tem Brasil X Coréia do Norte... E a maldita da Copa não começa logo pra dar assunto de verdade aos amantes do futebol.

ps: Uma pena Joel Santana ter saído do comando técnico da seleção da África do Sul. Além de ter garantido Mathew Booth na equipe, o Natalino parecia da casa entre os Bafana Bafana...

ps2: Podem chamar de fanático, mas vou acordar às 8:30 da manhã de Sábado para assistir Coréia do Sul X Grécia e no Domingo para assistir Argélia e Eslovênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário